Drogas/Vício - Dimensões organizacionais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos
Esta página já teve 114.017.893 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.857 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Dimensões organizacionais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos

17/01/2012

Acta Paulista de Enfermagem

Resumo

VENTURA, Carla Aparecida Arena; ARAUJO, Angélica Silva  e  MOLL, Marciana Fernandes. Dimensões organizacionais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos. Acta paul. enferm. [online]. 2011, vol.24, n.5, pp. 650-655. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000500009.

OBJETIVO: Compreender a visão de profissionais sobre as dimensões estruturais e contextuais de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de substâncias psicoativas do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Estudo qualitativo que utilizou a entrevista semiestruturada com nove profissionais e dois gestores para obter os dados que foram analisados por meio da análise temática. RESULTADOS: A estrutura interna do serviço foi influenciada pelo ambiente externo e fundamenta-se no cuidado individualizado. Como alternativa de enfrentamento dos desafios, ressalta-se o trabalho em equipe e sobrecarga como problema resultante da dinâmica de trabalho. CONCLUSÃO: Há necessidade da contratação de profissionais para melhorar o funcionamento interno, assegurar a qualidade no atendimento e integrar a organização com os atores externos.

Palavras-chave : Centros de tratamento de abuso de substâncias; organização e administração; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Humanização da assistência.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos