Drogas/Vício - Reflexões Históricas, Filosóficas e Jurídicas Sobre a Toxicomania
Esta página já teve 115.784.205 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.700 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Reflexões Históricas, Filosóficas e Jurídicas Sobre a Toxicomania

23/02/2012
Escrito por Joviane A. Moura
 
Resumo:

As drogas inserem-se em vários contextos e assumem funções diversas. Muitos podem ser o objeto de uma adicção, desde a comida até a droga, sendo uma forma de relação com os objetos, pode abarcar qualquer objeto da sociedade de consumo. Este trabalho busca problematizar sobre o tema da drogadição. Realiza uma reflexão teórica sobre o uso de drogas, adicção e toxicomania. O uso e tráfico de drogas são atividades inseridas nos ideais da sociedade de consumo. A droga, atualmente faz parte de uma infindável lista de objetos de consumo postos para o sujeito.

O toxicômano não é apenas a vítima de um sistema opressor, ele é a necessária e efetiva continuidade desse sistema, é o ator principal. Existe uma produção de conhecimentos, de verdades sobre as drogas e seus ‘adictos’. Há uma incrementação do discurso sobre as drogas. Faz-se a junção dos discursos da Medicina e da Justiça, o que lança a droga tanto na categoria da delinqüência quanto da adicção e doença, o que remete aos conceitos de punição e de cura. A droga, ao mesmo tempo que inclui o indivíduo na lógica do consumo, do individualismo e do gozo autoadministrado, ela exclui suas possibilidades de ser sujeito, sujeito da cisão e da busca, sujeito do desejo. O toxicômano é um objeto e um instrumento de exercício de poder das disciplinas. A droga promete-lhe uma individualidade construída na possibilidade de um eterno gozo autoadministrado, separa-o dos outros indivíduos, diferencia-o, em seguida o classifica.

Palavras-Chave: Drogas. Toxicomania. Consumo. Gozo.



 

Fonte:

http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-juridica/reflexoes-historicas-filosoficas-e-juridicas-sobre-a-toxicomania

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~