Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Saiba como estudar sozinho para vestibular
Esta página já teve 129.885.167 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 25.041 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Saiba como estudar sozinho para vestibular

29/10/2012

Saiba como estudar sozinho para vestibular
imagem transparente

Se você não quer gastar com cursinho, aprenda como se preparar sozinho para as provas de vestibular
 
Nem todas as pessoas possuem condições financeiras para bancar as mensalidades de um cursinho, por isso elas acabam encarando o desafio de estudar sozinhas para o vestibular. A tarefa não é tão simples como parece, afinal, envolve organização, planejamento, disciplina e força de vontade.
 

Estudar sozinho para o vestibular é difícil, mas não impossível. Muitos estudantes conseguiram entrar em boas universidades públicas após enfrentarem uma jornada pesada de estudos em casa. Todos aqueles que optaram por estudar por conta própria conseguiram superar as dificuldades, pois estavam motivados e determinados a ingressar no ‘curso dos sonhos’.

Além de criar um plano de estudos e segui-lo adequadamente, o vestibulando que está se preparando por conta para a prova deve se preocupar com a saúde do corpo e da mente. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e desfrutar de alguns momentos de lazer são meios de aliviar a tensão causada pelo período ‘pré-vestibular’.

Aprenda a estudar sozinho para o vestibular?

1. Sinceridade
O vestibulando precisa estar consciente daquilo que deseja alcançar com o seu empenho e ser sincero consigo mesmo. Ele deve identificar os seus pontos fortes, ou seja, as disciplinas com mais afinidade. Também precisa descobrir quais são as suas dificuldades, para conseguir trabalhá-las ao longo dos estudos.

2. Ambiente apropriado
O estudante deve contar com um espaço apropriado para estudar, capaz de melhorar a sua concentração e produtividade. O melhor lugar para meter a cara nos estudos é bem arejado, com boa luminosidade e sem muito barulho.

3. Disciplina
É necessário adquirir o costume de estudar no mesmo local e horário, respeitando assim o plano de estudos. Duas intenções garantem um bom desempenho: aprender e recordar.

4. Relaxamento
Antes de iniciar os estudos, o vestibulando deve relaxar 10 minutos, concentrando os pensamentos e sentimentos capazes de proporcionar equilíbrio. É essencial ter uma postura positiva nos estudos. Para recuperar a disposição após horas de estudo, vale a pena descansar um pouco.

5. Memorização
Para fixar o conteúdo aprendido na memória é importante elaborar as próprias fichas de resumo, associar os conteúdos estudados e até mesmo criar alguns macetes para recordar os assuntos. Se o desafio consiste em decorar, vale a pena realizar uma leitura em voz alta.

6. Um bom material
A escolha de um bom material é importante para garantir o aprendizado do vestibulando. Além de apostilas antigas de cursinhos, ele também deve assistir aulas na internet, resolver provas antigas e prestar simulados. Ler as resoluções comentadas também é uma ótima forma de compreender um exercício complexo.

7. Ajuda dos professores
Se o vestibulando ainda estiver no colégio, ele pode aproveitar ao máximo os seus professores para esclarecer dúvidas e pedir orientações.



Fonte: R7 Notícias

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=22518

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos