Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica - Dicas para churrasco gourmet
Esta página já teve 129.885.174 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 25.041 acessos diários
home | entre em contato
 

Dicas de quase tudo da Dra. Shirley / dica

Dicas para churrasco gourmet

10/04/2014

Churrasco gourmet para os amigos: truques e ingredientes

churrasco

A varanda com churrasqueira, pia, bancada e cadeiras está linda e equipada, mas o receio de fazer feio na frente dos amigos persiste? Anote as sugestões dos especialistas em bons pratos e chame a turma. É possível fazer um churrasco para quatro, cinco pessoas digno de sabores de restaurante francês. Caso a carne não agrade a todos, amplie o menu e capriche nos acompanhamentos. Antes de correr às compras, passe o olho nas dicas para garantir os elogios.

Inove no preparo

Tem coisas que não faltam na lista para um bom churrasco: peças de carne, sal grosso, pão de alho, vinagrete, farofa e bebidas refrescantes. Mas a forma como vai preparar cada ingrediente e o jeito de inovar ao servir é a graça do seu churrasco gourmet. Surpreender seus convidados com um tempero diferente é receita certa para um almoço gostoso.

Fabiana Pinfildi, que pilota os fogões do recheado blog Figos & Funghis, compartilha uma de suas receitas “tem que ter” em churrascos em casa: mini cebolas confitadas. Feitas na grelha em trouxinha de papel alumínio, as cebolas ficam adocicadas e proporcionam novo sabor na companhia de carnes e saladas verdes. Outra variação interessante que Fabi compartilha em seu canal é uma vinagrete de couve-flor. A chef blogueira recomenda tirar a tradicional do menu e surpreender com a versão inusitada temperada com curry. É possível até fazer em microondas antes dos amigos chegarem.

cebolas_churrasco

De bem com a churrasqueira

Então, você está com todos os ingredientes em ordem, o som está agradável, os amigos já estão em volta com seus drinks a postos… É a hora de se mostrar intímo de sua nova churrasqueira e acendê-la de primeira, sem vacilos. Para que tudo dê certo e a sua habilidade não se torne o centro das atenções, atente-se às próximas dicas.

Confira a procedência do carvão. O melhor tipo é aquele com pedaços grandes e secos. Dê preferência aos feitos de acácia e eucalipto para ter uma boa chama. Ao dispor o carvão na churrasqueira, espalhe por toda a base e faça um monte mais alto, onde irá colocar pão embebido em álcool ou a opção mais prática, o acendedor em gel, encontrado em açougues e mercados. Na hora de atear o fogo com fósforo, mantenha distância e não deixe de abanar com uma folha de jornal. A brasa estará no ponto certo após vinte ou trinta minutos. Lembre-se que é o calor que vai garantir um bom churrasco, evite labaredas altas e fumaça.

varanda_churrasco

Dica de chef

Para se gabar do preparo da sua carne, destacamos as sugestões do chef e restaurateur Leo Botto, que está à frente da Casa Nero, um de seus espaços em São Paulo dedicado ao prato mais querido pelos brasileiros. Suas especialidades são o bife de chorizo, picanha e hambúrguer, que prepara com a grelha bem próxima à brasa, sempre com altura moderada a alta. Botto conta que, ao escolher as peças, dá preferência por cortes simples que valorizem a carne. Para ele, o ponto perfeito é aquele com crosta, com a carne ainda avermelhada, mas selada, resultado de um preparo com descanso e carinho.

Bisteca prime bovina do Casa Nero, do chef Leo Botto

Bisteca prime bovina do Casa Nero, do chef Leo Botto

Imagens: Blog Figos&Funghis, Meu Móvel de Madeira, Revista Arquitetura&Construção, blog Chez

http://morarkallas.com.br/index.php/2013/06/churrasco-gourmet-para-os-amigos-truques-e-ingredientes/


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos