Efeito da dieta e exercício na pressão sanguínea
Circulation 2002;106:2530
Dieta e exercício podem afetar a pressão sanguínea e o risco de aterosclerose. Um estudo recente coordenado pelo Dr. Christian K. Roberts, da University of California, em Los Angeles, teve como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção curta com exercícios e dieta rigorosa na pressão sanguínea, na hiperinsulinemia e na disponibilidade do óxido nítrico.
No estudo, 11 homens foram submetidos a uma dieta com pouca gordura e alto teor de fibras combinada com exercícios diários por 45 a 60 minutos durante 3 semanas. Foram colhidas amostras sanguíneas antes e após o jejum para dosagem de lípides, insulina e glicose.
Foram também medidos os parâmetros antropométricos, a pressão sanguínea e a excreção urinária em 24 horas de metabólitos do óxido nítrico (NOX), um marcador de biodisponibilidade. Houve redução das pressões sistólica e diastólica (P<0.01). Houve uma redução significativa da insulina em jejum (P<0.01) e uma correlação significativa entre a redução da insulina sérica e o aumento do NOX urinário (r2=0.68, P<0.05). Houve redução significativa de todos os lípides em jejum, e melhora da relação entre colesterol total e HDL. Embora o peso corporal e o índice de massa corporal tenham apresentado redução (P<0.01), a obesidade permaneceu e não houve correlação entre alterações no índice de massa corporal e alterações na insulina, na pressão sanguínea ou no NOX urinário.
Com estes resultados, os autores concluíram que a intervenção resultou em melhoras dramáticas na pressão sanguínea, no stress oxidativo, na disponibilidade do óxido nítrico e no perfil metabólico em 3 semanas, reduzindo o risco da progressão de aterosclerose.
Fonte: Circulation 2002;106:2530