|
Estudos epidemiológicos têm demonstrado os efeitos protetores de legumes e frutas no risco do aparecimento do câncer, mas os mecanismos subjacentes permanecem obscuros. Estudos de intervenção têm em alguns casos sido contraditórios em relação a evidências epidemiológicas prévias, por exemplo, no caso de suplementação alimentar com beta-caroteno e a sua relação com o câncer de pulmão, enfatizando a necessidade de mais dados. Pesquisadores suecos avaliaram 312 indivíduos (158 casos de câncer pulmonares, 154 população controle) acerca dos efeitos mutágenos in vivo de vários alimentos que contêm o HPRT (hipoxantina-guanina fosforibosil transferase) em um ensaio genético com linfócitos T. Os seus resultados, publicados esta semana na revista Carcinogenesis, deram apoio ao efeito protetor contra o câncer exercido por legumes e frutas. Os resultados também provêem apoio para o aumento no risco de câncer pulmonar observado particularmente em fumantes em estudos de suplementação alimentar com beta-caroteno.
Fonte: Carcinogenesis
IMPORTANTE
- Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
- As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
|