Avaliação de dietas na prevenção da recorrência dos cálculos na hipercalciúria idiopática
New England Journal of Medicine 2002, 346:77-84
Com o intuito de prevenir a recorrência de cálculos em pacientes com hipercalciúria idiopática (HI), tem sido recomendada uma dieta com baixas doses de cálcio. Recentemente, a eficácia das dietas que contêm baixas doses de cálcio tem sido questionada. Sugere-se a sua substituição por dietas que apresentam uma redução na ingestão de proteína animal e de sal. No entanto, são poucos os dados sobre esse tipo de dieta nos pacientes com HI.
Um estudo coordenado pelo Dr. Loris Borghi do Departments of Clinical Sciences da University of Parma, na Itália, buscou comparar dois tipos de dieta em 120 homens com cálculos recorrentes de oxalato de cálcio e hipercalciúria. O estudo teve duração de 5 anos.
Sessenta pacientes incluídos no estudo foram orientados a seguir uma dieta contendo quantidades normais de cálcio (30 mmol por dia), e quantidades reduzidas de proteína animal (52 g por dia) e sal (50 mmol de cloreto de sódio por dia). Outros 60 pacientes foram orientados a seguir a dieta tradicional que contém baixas doses de cálcio (10 mmol de cálcio por dia).
Após 5 anos de dieta, 12 dos 60 homens que seguiram a dieta com quantidades normais de cálcio e baixas doses de proteína animal e sal apresentaram reincidências do cálculo. Entre os 60 homens que seguiram a dieta com baixas doses de cálcio, 23 apresentaram reincidências.
O risco relativo de recorrência no grupo que utilizou a primeira dieta quando comparado com o grupo que se submeteu a segunda, foi de 0.49 (intervalo de confiança de 95%: 0.24 a 0.98, p=0.04).
Durante o acompanhamento, os níveis urinários de cálcio diminuíram de forma significativa em ambos os grupos. Essa diminuição foi de aproximadamente 170 mg por dia (4.2 mmol por dia).
Entretanto, o nível urinário de oxalato aumentou nos homens que seguiram a dieta que continha baixas doses de cálcio (em média 5.4 mg por dia [60 µmol por dia]), e se reduziu naqueles indivíduos submetidos a dietas com doses normais de cálcio e baixas doses de proteína e sal (em média 7.2 mg por dia [80 µmol por dia]).
Os autores concluíram que em homens com cálculos recorrentes de oxalato de cálcio e hipercalciúria, a restrição à ingestão de proteína animal e sal, em combinação com a ingestão normal de cálcio, leva a uma melhor proteção do que a dieta tradicional com baixas doses de cálcio.
Fonte: New England Journal of Medicine 2002, 346:77-84