|
A Dr. Ângela Sciacqua e colegas do Department of Experimental and Clinical Medicine "G. Salvatore," University Magna Græcia of Catanzaro, Catanzaro, Itália; e Italian National Research Centers on Aging, Cosenza, realizaram um estudo para testar se a perda de peso poderia melhorar a disfunção endotelial na obesidade humana. Foram recrutadas 28 pessoas obesas e saudáveis, com idade entre 30 e 46 anos, com IMC entre 30 e 43 kg/m2.
A vasodilatação dependente e independente do endotélio foi investigada pela infusão intra-arterial de doses crescentes de acetilcolina (Ach; 7.5, 15, e 30 µg · ml-1 · min-1) e nitroprussiato sódico (0.8, 1.6, e 3.2 µg · ml-1 · min-1). A resistência à insulina foi estimada pela avaliação do modelo da homeostase (HOMA). A perda de peso foi obtida pela restrição calórica e atividade física.
Foi observada uma redução significativa no IMC (de 33.1±4.2 para 27.5±4.5 kg/m2, -16.9%, P< 0.0001) e na circunferência da cintura (de 108.2±2.8 para 96.8±12.9 cm, -10.5%, P<0.0001). A perda de peso também foi associada à um aumento significativo no fluxo sanguíneo do antebraço (FBF) estimulada pelo Ach, de 7.4±2.8 para 12.9±3.4 ml-1 de tecido · min-1 kg/m2 (P < 0.0001). A análise de regressão multivariada demonstrou que o único fator predisponente independente do FBF foi o HOMA, responsabilizando-se por 44.5% da variação, enquanto a contribuição do IMC explicou outros 2,3% da variação.
Os autores concluíram que a dieta com restrição energética associada à atividade física induziram uma melhora significativa e clinicamente relevante na vasodilatação estimulada pela Ach em indivíduos obesos e saudáveis.
Fonte: Diabetes Care 2003; 26:1673-1678. |