|
Para determinar se uma dieta que contem alimentos recomendados para a controle do colesterol é comparável com a utilização de estatinas com a mesma finalidade, investigadores americanos e canadenses conduziram um estudo randomizado entre outubro e dezembro 2002. Os resultados, publicados ontem na revista JAMA, analisaram 46 adultos com hiperlipidemia, e com idade média de 59 anos. Os participantes foram designados de maneira randômica para se submeterem a uma das três intervenções em regime ambulatorial: grupo 1 - uma dieta com quantidade muito baixa de gorduras saturadas; grupo 2 - a mesma dieta associada a lovastatina; ou grupo 3 - uma dieta baseada em fibras viscosas, nozes, e proteína de soja. Ocorreram reduções importantes e similares no colesterol nos grupos 2 e 3, quando comparado com o grupo 1.
Fonte: JAMA
IMPORTANTE
- Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
- As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
|