Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação - A qualidade de vida nos pacientes com doença venosa
Esta página já teve 114.466.545 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.797 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

A qualidade de vida nos pacientes com doença venosa

18/08/2003

 

A doença venosa crônica nas extremidades inferiores tem um efeito substancial na qualidade de vida. O Dr. Robert M. Kaplan e colegas da University of California, San Diego, Department of Family and Preventive Medicine; and the UCSD Health Outcomes Assessment Program (HOAP), San Diego, relataram os dados da qualidade de vida de uma população etnicamente diversa que foi sistematicamente avaliada para a doença venosa.

Os funcionários atuais e aposentados de uma grande universidade pública foram selecionados aleatoriamente. A amostra incluiu 2404 homens e mulheres de 40 a 79 anos de idade.

A qualidade de vida foi medida com um pequeno formulário de 36 itens, The Medical Outcomes Study 36-Item Short Form (SF-36). A doença venosa das extremidades inferiores foi avaliada com dois métodos. A inspeção visual foi utilizada para dividir os participantes em quatro categorias: normal, telangiectasia e aranhas vasculares, veias varicosas, e alterações tróficas. O Duplex Scan foi utilizado para colocar os participantes dentro de três categorias: normal, doença venosa superficial, e doença venosa profunda.

Houve uma associação significativa entre a qualidade de vida e a severidade da doença venosa avaliada pelos dois métodos, visual e Duplex Scan. Essas diferenças foram observadas tanto para homens quanto para mulheres pela escala funcional do SF-36. A relação foi significativa, e foi classificada com o grau de severidade da doença. As diferenças das categorias não foram estatisticamente significativas para a escala de saúde mental do SF-36.

Os autores concluíram que a doença venosa crônica nas extremidades inferiores tem um efeito substancial nos aspectos da saúde física da qualidade de vida, mas não na saúde mental.

 J Vasc Surg 2003;37:1047-1053.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos