Pesquisadores americanos publicaram, no Journal of Clinical Hypertension, um estudo no qual procuraram investigar a associação existente entre os níveis de ingesta de cálcio e as alterações relacionadas à idade quanto à pressão arterial. Para isso, foram analisados os dados de 17 030 indivíduos com idade igual ou superior a 20 anos, idade média de 48,8 anos, sendo 47% dos indivíduos do sexo masculino, 42% de origem caucasiana e 28%, afro-americanos.
Todos os pacientes incluídos no estudo eram participantes do estudo NHANES III e, em média, a ingesta diária de cálcio era de 761 mg. Estudos observacionais prévios sugeriram que a ingesta diária elevada de cálcio poderia reduzir os níveis de pressão arterial.
Após controle das variáveis demográficas e antropométricas, os pesquisadores verificaram que a ingesta elevada de cálcio associa-se a menores taxas de aumentos da pressão arterial sistólica e da pressão de pulso relacionados à idade (p<0,001). De acordo com os pesquisadores, o mecanismo pelo qual o cálcio atenua os aumentos da pressão arterial relacionados à idade deve-se ao seu efeito sobre a reatividade vascular. Além disso, um estudo demonstrou que a suplementação de cálcio diminui a resistência vascular e a regressão da hipertrofia ventricular esquerda em pacientes do sexo masculino, de origem afro-americana, com hipertensão.
Os pesquisadores concluíram que, com ingesta diária de cálcio igual ou superior a 1 200 mg, a incidência de hipertensão sistólica isolada, em pacientes idosos, tende a diminuir, com conseqüente redução da morbidade e da mortalidade relacionadas à hipertensão.
High Dietary Calcium Intake Associated with Lower Age-Related Hypertension - Journal of Clinical Hypertension