Stress/estresse - Cuidado o stress pode ser letal
Esta página já teve 115.260.863 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.727 acessos diários
home | entre em contato
 

Stress/estresse

Cuidado o stress pode ser letal

14/09/2003

O stress e o envelhecimento

Cuidado o stress pode ser letal.

Assuma um compromisso com você: stress, nunca mais!


 

Já são há muito tempo conhecidas as inúmeras ações e efeitos deletérios ao metabolismo humano decorrentes do stress, o grande mal dos tempos modernos. Estes efeitos incluem redução da capacidade imunológica, elevação dos riscos para doenças cardiovasculares, aumento na incidência do câncer, redução do metabolismo cerebral, elevação dos processos oxidativos, aumento da produção de radicais livres e intensificação de todos os processos de envelhecimento, dentre outros. Uma pessoa cronicamente estressada passa a envelhecer de uma forma brutalmente acelerada, fazendo com que o seu organismo esgote precocemente as suas reservas, matando-o muito mais cedo!

Grupos especiais ao redor do planeta, aonde pessoas costumam atingir expectativa de vida muito elevada, têm sido exaustivamente estudados, e os resultados de alguns destes estudos nos convidam a algumas importantes reflexões.

No Cáucaso, China e Paquistão, encontram-se regiões aonde vivem pessoas que têm expectativa de vida ao redor de 120 anos, e é possível defrontarmo-nos com cidadãos de 115 ou 120 anos passeando fogosamente a cavalo ou pedalando tranqüilamente sua bicicleta. Uma destas comunidades mais impressionantes é a dos Hunzas, povo pacato que habita o Himalaia peruano. Estas pessoas vivem uma vida calma, sem maiores ambições, alimentam-se de maneira frugal e mantêm-se intelectual e fisicamente ativos até o final de suas vidas. Dentre os Hunzas é proibido falar e tratar de problemas. Quando se deparam com alguma situação ou algum conflito, existe um único cidadão, eleito pela comunidade, que é responsável por todas as preocupações, toma todas as decisões importantes e é o representante legal da comunidade, atuando como uma espécie de administrador ou prefeito. Em resumo, é o único cidadão do grupo que se preocupa com alguma coisa. Não é muito difícil imaginar o desdobramento deste modo de vida dos hunzas. Enquanto a maioria das pessoas chega aos 115 ou 120 anos, o prefeito tem uma expectativa de vida em torno de 58 anos!!!

Diante deste voraz roubador de vida, onipresente em nosso dia a dia, resta-nos usar a nossa inteligência e equilíbrio para que consigamos driblar as ações do inimigo e possamos nos poupar de morrer de forma precoce e inaceitável.

É a sabedoria contida nas coisas simples da vida que poderemos encontrar as verdadeiras respostas para o manuseio do stress. Deixo vocês com algumas regras simples e preciosas, porém, cientificamente comprovadas, que poderão mudar para sempre as suas vidas.

1. Nunca se preocupar com as pequenas coisas;

2. Nunca esqueça: todos os problemas são pequenas coisas;

3. Durma pelo menos 6 a 8 horas por dia;

4. Pratique atividade física;

5. Descanse pelo menos 20 a 30 minutos após o almoço;

6. Dedique tempo ao lazer;

7. Dedique-se a atividades que dão prazer: leitura, cinema, pintura, música, viagens, falar bobagens e... amar bastante!

8. Elimine o sentimento de culpa;

9. Sorria sempre, pois não precisa de motivo, é contagioso e usamos cinco vezes menos músculos para sorrir do que para permanecer com o rosto sério e carrancudo;

10. Ajude ao próximo;

11. Pratique o bem;

12. Agradeça a Deus por todas as coisas - lembre-se que problemas são oportunidades que Ele nos dá para que possamos crescer e evoluir;

13. Mentalize sempre pensamentos positivos, eduque o seu cérebro para deixar-se penetrar apenas por coisas boas;

14. Invista mais no "ser" e menos no "ter" - lembre-se que o ter é a natural conseqüência do ser;

15. Busque a felicidade - no campo profissional - faça exatamente o que gosta, ao invés de simplesmente, gostar do que faz, - no campo pessoal - tenha em mente que o segredo da felicidade consiste em ter um coração enorme e uma memória curta;

16. Perdoe;

17. Lembre-se: não existe felicidade sem sabedoria;

18. Comece a praticar estes ensinamentos hoje!!!

Reflita sobre tudo que tem feito em sua vida nos últimos tempos. Faça sua autocrítica de forma honesta e consciente, e logo verá que sempre é possível melhorar, crescer e evoluir. Fazendo isto estará dando um passo enorme para o manuseio do stress, agregando mais anos à sua vida e dando mais vida a estes anos. Acredite em você, porque eu já tenho certeza de que você é capaz!

 

Ítalo Rachid

 

Presidente da Academia Brasileira de Anti- Envelhecimento- regional Norte e Nordeste

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
kill yourself rogue.