biologia molecular - Aspectos moleculares na fenilcetonúria
Esta página já teve 116.583.897 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.686 acessos diários
home | entre em contato
 

biologia molecular

Aspectos moleculares na fenilcetonúria

04/06/2003

O gene da PAH humana já foi clonado e seqüenciado e abrange um segmento de aproximadamente 100 kb, estando localizado em 12q22-24.1.

Possuem 13 éxons, que codificam os 453 aminoácidos da enzima. A forma ativa da PAH é tetramérica. Sua estrutura tridimensional pode ser visualizada no banco de dados do PAH Mutation Analysis Consortium, onde também se encontram catalogados mais de 400 alelos variantes, a maioria dos quais patogênicos, além da descrição de estudos de expressão in vitro.

Estas mutações são: 60% de sentido trocado que podem ou não causar doença, 6% sem sentido e 13% em sítios de processamento e maturação de mRNA. As deleções são pequenas, menores que 20 pb e geralmente, mantêm a fase de leitura, assim como as raras inserções.

Algumas mutações causam ausência total da função da enzima PAH, ao passo que outras estão associadas com uma atividade residual in vitro que varia de 2% a 70%. Este amplo espectro de variação da relação mutação/atividade enzimática, além do grande número possível de combinações alélicas pode explicar a variabilidade fenotípica observada.

Foi sugerida a existência de correlação entre o genótipo do indivíduo e o fenótipo metabólico apresentado. Desta forma, determinadas mutações estariam relacionadas a uma classe específica de PKU. Estas correlações podem permitir que se antecipem, para alguns pacientes, as necessidades dietéticas e a resposta à interrupção da dieta.

A distribuição e freqüência relativa das mutações que afetam a PAH, assim como as associações destas a determinados haplótipos, foram descritas para várias populações, mostrando diferenças interpopulacionais marcantes.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos