Minerais - Macronutrientes
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Minerais

Macronutrientes

09/10/2003
MINERAIS ESSENCIAIS
CÁLCIO
PARA QUE SERVE
é o mineral mais abundante no corpo humano. Confere resistência aos ossos e dentes e desempenha papel essencial no metabolismo celular, na coagulação do sangue e na contração muscular. Previne câimbras e a alta da pressão arterial.
FONTE ALIMENTAR
leite e seus derivados, salmão, sardinha, tofu e verduras verde escuras como brócolis e espinafre
FATORES ASSOCIADOS A SUA ABSORÇÃO
tomar sol para fixar a vitamina D, um elemento chave no processo de absorção do cálcio pelo organismo. O consumo excessivo de cafeína, álcool e cigarros e a falta de estrogênio afetam a sua absorção por mulheres na menopausa.
R.D.A.
MULHERES COM MENOS DE 50 ANOS
800 mg/dia
MULHERES DE MAIS DE 50 ANOS
1.200 mg/dia, o equivalente a três copos de leite ou porção equivalente de outros alimentos
FÓSFORO
PARA QUE SERVE
É o segundo mineral mais abundante no organismo e contribui junto com o cálcio para dar força e dureza aos ossos e dentes, além de ser importante em muitos processos metabólicos, na ativação de enzimas e das vitaminas do complexo B.
FONTE ALIMENTAR
carnes, aves, peixes, gemas de ovos, leite e seus derivados, amêndoas e refrigerantes
FATORES ASSOCIADOS A SUA ABSORÇÃO
em geral consumimos mais fósforo do que precisamos nas bebidas como água com gás e refrigerantes, mas o uso excessivo de antiácidos, álcool e o hipertireoidismo afetam sua absorção
R.D.A.
MULHERES ADULTAS
800 mg/dia
MULHERES GRÁVIDAS E LACTENTES
1.200 mg/dia
MAGNÉSIO
PARA QUE SERVE
contribui também para manter a saúde dos ossos, além de atuar na transmissão de sinais nervosos, na síntese de proteínas e do DNA e na conversão de reservas de glicogênio em energia. Previne câimbras, a sensação de fadiga, TPMs, a fibromialgia e enxaquecas
FONTE ALIMENTAR
cereais e pães integrais, carnes e peixes, ovos e leguminosas como a soja, além do arroz integral, tofu, amêndoas e bananas
FATORES ASSOCIADOS A SUA ABSORÇÃO
distúrbios gastro-intestinais acompanhados por diarréia e o uso de medicamentos diuréticos que levam a redução dos níveis de potássio prejudicam absorção desse mineral. O consumo de cálcio, de proteínas e de vitamina D melhoram sua assimilação pelo organismo
R.D.A.
MULHERES ADULTAS
280 mg/dia
MULHERES GRÁVIDAS E LACTENTES
350 mg/dia
referências
1.Oral Magnesium sucessfully relieves premenstrual mood changes. Obstet Gynecol 78;177-181, 1991.
2.Nutritional factors in the etiology of the premenstrual syndrome. Int Clin Nutr rev 4;54-81,1984.
3.Infrared spectroscopy and magnesium content of bone mineral in osteoporotic women. Isr. J. Med. Sci 17;1123-1125,1981.
(4) Iodine supplements relieve painful, swollen breasts. Family Pract News. December 1, 1986
(5) Mamary gland dysplasia in iodine deficiency. JAMA;200:115,1967.


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