|
O Dr. Kazuaki Hosoda e colegas do Research Center, Suntory, Osaka, Japão; Department of Food and Nutrition, Providence University, Taichung, Taiwan, realizaram um estudo para determinar a eficácia do chá de oolong na redução dos níveis plasmáticos de glicose em pacientes com diabetes tipo 2.
Um total de 20 pessoas que tinham diabetes tipo 2 e estavam em uso de drogas hipoglicêmicas foram registrados nesse estudo. Os indivíduos consumiram chá de oolong (1.500 ml) ou água por 30 dias em um estudo cruzado e randomizado. O chá foi consumido por 14 dias antes do tratamento.
Com relação às concentrações iniciais, o chá de oolong diminui acentuadamente as concentrações de glicose plasmática (de 229 ± 53.9 para 162.2 ± 29.7 mg/dl, P < 0.001) e frutosamina (de 409.9 ± 96.1 para 323.3 ± 56.4 µmol/l, P < 0.01), enquanto o grupo controle (água) não teve mudanças (208.7 µmol 61.0 vs. 232 µmol 63.1 mg/dl para glicose e de 368.4 ± 85.0 para 340.0 ± 76.1 µmol/L para frutosamina).
Os autores concluíram que o chá de oolong poderia ser um adjuvante efetivo para os agentes hipoglicêmicos orais no tratamento do diabetes tipo 2.
Diabetes Care 2003; 26:1714-1718.
|