Minerais - Suplementação de Ferro para Fadiga de Origem Indeterminada em Mulheres não Anêmicas
Esta página já teve 115.913.669 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Minerais

Suplementação de Ferro para Fadiga de Origem Indeterminada em Mulheres não Anêmicas

05/06/2003




Num estudo publicado recentemente no British Medical Journal, os autores objetivaram determinar a resposta individual à terapia com ferro em mulheres não anêmicas com fadiga de origem indeterminada.

Foi feito um estudo duplo cego randomizado placebo controlado no oeste da Suíça no qual participaram 144 mulheres em idade entre 18 e 55 anos, destinadas a receberem sulfato ferroso oral (80 mg/dia de elemento ferro; n=75) ou placebo (n=69) durante quatro semanas. Os principais parâmetros de avaliação foram o nível da fadiga o qual foi medido através de uma escala análoga visual de 10 pontos.

Cento e trinta e seis mulheres (94%) completaram o estudo. A maioria apresentou uma baixa concentração sérica de ferritina; 20 µg/l em 69 (51%) mulheres. A idade média, a concentração de hemoglobina, a concentração sérica de ferritina, o nível de fadiga, depressão e ansiedade foram similares em ambos os grupos de referência. Estes também foram similares nas taxas de aderência e não aderência. O nível de fadiga após um mês diminuiu em 1.82/6.37 pontos (29%) no grupo que recebeu o elemento ferro comparado com -0.85/6.46 pontos (13%) no grupo que recebeu placebo (diferença de 0.95 pontos, 95% de intervalo de confiança 0.32 a 1.62; P=0.004). A análise dos subgrupos mostrou que apenas as mulheres com concentrações de ferritina 50 µg/l obtiveram melhora com suplementação oral.

Os autores concluíram que mulheres não anêmicas com fatiga de origem indeterminada podem se beneficiar da suplementação de ferro. O efeito pode ser restrito à mulheres com baixas ou intermediárias concentrações séricas de ferritina.

British Medical Journal

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~