Drogas/Vício - Descoberta origem das recaídas dos viciados
Esta página já teve 110.784.830 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.759 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Descoberta origem das recaídas dos viciados

31/10/2003


 

Cientistas americanos descobriram a região do cérebro e os neurônios específicos que influenciam na recaída de viciados em drogas, segundo um estudo publicado na revista Journal of Neuroscience. A descoberta abrirá novos caminhos para tratamentos alternativos contra o vício.

"Identificamos a parte do cérebro que parece processar as memórias que levam os ex-consumidores de drogas a reincidir", disse Mark West, professor de Psicologia da Universidade Rutgers, no estado de Nova Jersey. "Esta seria uma das áreas do cérebro sobre a qual se poderia enfocar uma estratégia farmacológica", acrescentou.

Os cientistas explicaram que depois que um viciado abandonou as drogas, fatos simples ou vinculados ao consumo de narcóticos, como passar por um vizinho ou escutar uma melodia, podem despertar lembranças que o levam de novo ao consumo das substâncias. West e seus colegas da Rutgers concentraram seu trabalho em neurônios que se encontram no "nucleus accumens", uma região vinculada ao efeito viciador das drogas.

Seus alvos foram os neurônios associados aos estímulos ambientais. Para isso, os cientistas utilizaram os reflexos condicionados de ratos que receberam cocaína, uma das drogas que mais vicia.

Jornal de Brasília 02/09/2003


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos