Drogas/Vício - Serviço telefônico ajuda dependentes em Manaus
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Drogas/Vício

Serviço telefônico ajuda dependentes em Manaus

31/10/2003

 

O Programa Geral de Prevenção às Drogas e Violência da Secretaria de Estado da Segurança Pública lança, na sexta-feira, um novo serviço para impulsionar o trabalho de prevenção ao uso de entorpecentes.

A partir das 8h do dia 2, a população vai dispor de um disk-atendimento voltado para as pessoas que carecem de orientação para lidar com familiares que sejam dependentes químicos.

De acordo com o delegado responsável pelo Programa Geral, Félix Costa, a idéia é realizar futuramente um trabalho de orientação 24 horas para todos que estejam envolvidos ou lidem com pessoas que possuam algum tipo de dependência química.

O disk-atendimento funcionará, em caráter experimental, das 8h às 12h e das 14h às 18h, mas até julho, o sistema funcionará 24 horas.

Quarenta e cinco voluntários, que estão sendo formados pelo curso de extensão universitária de Prevenção às Drogas, vão trabalhar no atendimento via telefone. Para que o sistema funcione com eficácia, foi planejada uma escala para que todos os voluntários possam se revezar no disk-atendimento. Além de dinamizar o trabalho, o revezamento vai evitar que os atendentes se sobrecarreguem e que sempre tenha um voluntário pronto para prestar orientações.

Dentre os voluntários estão, além de pessoas da comunidade em geral, policiais civis, militares e agentes comunitários. Todos os atendentes vão passar por constantes reciclagens com o objetivo de qualificar o atendimento dado à população. Um material didático próprio já está sendo elaborado para embasar o atendimento.

Caso seja identificada a necessidade de um acompanhamento mais intenso, uma equipe será montada para verificar o problema identificado pelo telefone. O coordenador do programa informou ainda que o serviço se estenderá ao público do interior do Estado. "Realizando o atendimento via telefone vamos atingir o público interiorano, que pode ligar para receber o atendimento", detalhou.

Félix Costa disse ainda que a iniciativa do secretário Júlio Pinheiro é pioneira. "Não existe este serviço na cidade realizado institucionalmente", frisou, completando que o atendimento é gratuito e qualquer pessoa pode ligar, a partir de sexta-feira para o número 237-9121.

À Crítica - Manaus

Notícias - OBID - 30/04/2003


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