Drogas/Vício - Acidentes de Trânsito e drogas
Esta página já teve 115.951.727 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.693 acessos diários
home | entre em contato
 

Drogas/Vício

Acidentes de Trânsito e drogas

02/11/2003
 Acidentes de Trânsito  

Os acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre os jovens do sexo masculino em todo o mundo, relacionando-se, geralmente, ao consumo de bebida alcoólica e outras drogas.

Algumas características específicas desse período da vida tornam os jovens vulneráveis aos acidentes de trânsito. Mesmo que fisicamente adultos, muitos ainda não têm maturidade emocional e social suficiente para comportar-se adequadamente ao volante de um carro ou sobre uma motocicleta ou para usar equipamentos de segurança necessários. Para o adolescente, a ânsia de obter a aprovação de seus pares ao correr riscos, desafiar autoridades e quebrar regras estabelecidas é, muitas vezes, mais forte do que o seu sentido de auto-preservação.

Eles toleram menos os efeitos do álcool sobre os sentidos do que os adultos. A possibilidade de estarem envolvidos em algum acidente relacionado ao consumo de bebidas é o dobro do registrado em qualquer outro grupo etário. Grande parte da morte de jovens no trânsito está relacionada ao consumo de álcool. A maioria dos acidentes fatais envolvendo jovens ocorre à noite ou nas primeiras horas da manhã, especialmente nos fins de semana, quando a possibilidade deles estarem sob o efeito de algum tipo de droga é maior.

Os acidentes ocorrem, ainda, com jovens de 10 a 14 anos, de ambos os sexos, não só na condução de carros, mas em outras condições relacionadas aos meios de transportes (atropelamentos, batidas, bicicletas, etc.).

Além de todos esses fatores, existem também os "pontos negros" da cidade, ou seja, os lugares com má sinalização, falta de policiamento em frente às escolas, rodovias e vias sem conservação e ausência de ações contínuas e sistemáticas de educação para o trânsito, o que aumenta a vulnerabilidade dos jovens para acidentes com os meios de transportes.

 

www.saude.gov.br

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~