Stress/estresse - Dicas para manter o stress sob controle
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Stress/estresse

Dicas para manter o stress sob controle

05/06/2003

Embora não exista uma receita universal para lidar com o stress, alguns cuidados práticos ajudam a suavizar o mal. Observe:

·         Análise pessoal

Faça uma análise detalhada do seu tempo, procurando administrá-lo da melhor forma possível, para que consiga fazer as coisas que lhe dão prazer. Planeje o seu dia e concentre-se em apenas uma tarefa por vez. Aprenda a dizer não, sem se sentir culpado. Afinal, a nossa primeira obrigação é com a nossa saúde.

·         Alimentação

Procure fazer refeições bem equilibradas, com alto teor de fibras, ricas em sais minerais e baixo teor calórico, dando preferência a alimentos naturais, com a menor quantidade possível de conservantes. Beba muita água e evite: sal, excesso de açúcar, alimentos ricos em gordura, colesterol e alimentos que contribuem para aumentar o stress, como chocolate e café. As refeições devem ser feitas no mesmo horário, ingerindo-se lentamente a comida.

  • Atividade Física

Uma atividade física regular contribui para uma sensação de bem estar, reforçando nossa capacidade de combater o stress. Ela diminui a tensão, melhora a digestão, a circulação a aparência, a auto-imagem e o sono. O importante é fazer alguma coisa que se goste, como futebol, aeróbica, natação, tênis, caminhada, bicicleta, no mínimo 3 vezes pro semana.

  • Relaxamento

É um excelente meio para reduzir a tensão. Você pode fazer várias pausas ao dia para relaxar a mente fazendo uma respiração controlada 3 a 4 vezes ao dia, durante três a cinco minutos. Ao acordar e à noite, faça um relaxamento mais prolongado, criando um ambiente calmo e tranqüilo, mentalizando um local agradável, como campo, praia, um lago tranqüilo, uma cachoeira etc.

  • Atividades Diversas

Sempre que possível, procure executar atividades prazerosas e que fujam da rotina, como cantar, tocar algum instrumento, pintar, fazer jardinagem, cuidar de animais de estimação etc.

  • Entusiasmo e Bom-Humor

Ter uma atitude positiva diante da vida, tolerante, confiante e serena diante dos fatos da vida, mantendo o bom humor e o alto-astral, mesmo diante de problemas, é poderoso antídoto contra o stress. Lembre-se: podemos ser solidários com problemas dos outros, mas não sofrer o problema. É importante também resgatar o ato de rir, brincar, cantar. Responsabilidade não é sinônimo de sisudez.

  • Relacionamento Familiar

Família é mais importante do que status, casa bonita e conforto. Por isso procure estar bem com ela. Dedique um período para cada um dos filhos e outra para a esposa. Dar uma volta, jantar, ir ao cinema ou viajar nos fins-de-semana são excelentes para fortificar os laços familiares. Participar e estar presente nas festividades e comemorações, também.

  • Trabalho

Crie um ambiente de trabalho calmo e tranqüilo, sem competitividade. Se necessário, faça uma lista das prioridades diárias. Proteja-se das interrupções, peça a cooperação dos colegas e aprenda a delegar tarefas, ensinando-as para outras pessoas.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
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