Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação - Identificação Prospectiva dos Fatores de Risco para Infecção de Ferida após Cirurgia Oncológica do Membro Inferior
Esta página já teve 117.121.477 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.649 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

Identificação Prospectiva dos Fatores de Risco para Infecção de Ferida após Cirurgia Oncológica do Membro Inferior

01/12/2003



 

As infecções do sítio cirúrgico (ISC) são causas freqüentes de morbidade e mortalidade após procedimentos oncológicos ortopédicos. Num artigo publicado recentemente no Annals of Surgical Oncology, os autores objetivaram identificar a taxa de infecção no sítio cirúrgico após um procedimento pélvico ou no membro inferior bem como objetivaram avaliar os fatores de risco para a aquisição de ISC através da observação direta das feridas dos pacientes oncológicos ortopédicos num hospital geral de câncer.

Foram estudados prospectivamente cento e dez pacientes. A avaliação das infecções do sítio cirúrgico foi feita por uma enfermeira do serviço de moléstias infecciosas, treinada por um cirurgião. Dezenove variáveis foram analisadas como fatores de risco.

A taxa global de ISC foi de 13.6% (15 dos 110). Excluindo aqueles pacientes com infecções pré-operatórias conhecidas, a taxa de ISC foi de 9.5% (10 dos 105). Dois fatores de risco estatisticamente significantes para a infecção do sítio cirúrgico nestes pacientes foram observados na análise multivariada: transfusão de sangue (P = .007) e obesidade (P = .016). A categoria do procedimento foi significante apenas na análise univariada. A duração do período pré-operatório, duração do procedimento, tratamento adjuvante anterior (quimioterapia ou radioterapia), cirurgia prévia e uso de um implante ou aloenxerto não foram fatores de risco estatisticamente significantes para a infecção da ferida cirúrgica. Os padrões de antibioticoterapia não influenciaram a taxa de ISC.

Os autores concluíram que a transfusão de sangue e a obesidade deveriam ser consideradas fatores de risco individuais para o desenvolvimento de infecção da ferida em pacientes que foram submetidos a procedimentos oncológicos ortopédicos.

Prospective Identification of Risk Factors for Wound Infection After Lower Extremity Oncologic Surgery - Annals


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos