Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca - Cigarro pode afetar desempenho cardíaco
Esta página já teve 115.252.710 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.725 acessos diários
home | entre em contato
 

Cardiologia/Coração/CirurgCardíaca

Cigarro pode afetar desempenho cardíaco

06/06/2003

Cigarro pode afetar desempenho cardíaco

Fumar apenas um cigarro pode causar alteração abrupta do desempenho diastólico do ventrículo esquerdo, de acordo com os resultados de uma investigação-piloto prospectiva apresentada recentemente nas 12th Annual Scientific Sessions of the American Society of Echocardiography. Como não se viu resposta semelhante com a goma de mascar de nicotina, os investigadores sugerem que outros químicos atuem em conjunto com a nicotina para causar os distúrbios cardíacos.

“Pensávamos que o tabagismo pudesse alterar imediatamente, mas não transitoriamente, a função diastólica do ventrículo esquerdo e que a disfunção diastólica recorrente do ventrículo esquerdo predispusesse à queixa freqüente de dispnéia,” afirmou o Dr. F. A. Ghanem à audiência da conferência. “Tínhamos duas perguntas em mente – fumar um cigarro afeta os parâmetros de rotina do eco Doppler para a função diastólica do VE e mascar goma de nicotina tem efeito semelhante?”

O Dr. Ghanem, juntamente com colaboradores da Brody School of Medicine da East Carolina University em Greenville, North Carolina, EUA, avaliaram os efeitos do tabagismo e da goma de nicotina sobre 27 participantes do estudo que eram saudáveis. Nenhum dos participantes tinha qualquer evidência de cardiopatia e não estavam em uso de medicação. Pediu-se aos tabagistas para se absterem de fumar por 12 horas.

Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo fumou um único cigarro, e o segundo grupo mascou 4 mg de goma de nicotina por 15 minutos. Antes e depois da exposição à goma ou ao cigarro, realizou-se um ecocardiograma com onda pulsada e fluxo Doppler colorido para medir as válvulas mitral e pulmonar e a propagação do fluxo de cores.

No grupo do cigarro, houve diferenças estatísticas na integral E de velocidade-tempo, na integral A de velocidade-tempo, na inversão atrial da veia pulmonar e na propagação do fluxo de cores. Não se observaram alterações estatisticamente significativas no segundo grupo, antes ou depois de ser mascada a goma de nicotina.

Houve limitações ao estudo; o número de pacientes foi pequeno e eles eram todos assintomáticos. Os grupos também foram autodesignados, não houve protocolo padronizado para tabagismo e não foram dosados os níveis de nicotina.

“Nenhuma alteração Doppler preencheu os requisitos padronizados para disfunção diastólica do VE,” acrescentou o Dr. Ghanem. “Isto se aplica a pré e pós-exposição para cigarros e goma.” Os Investigadores gostariam de fazer um estudo mais abrangente com critérios e protocolos expandidos. Isto possivelmente incluiria dosagem dos níveis de nicotina e um crossover no qual cada participante fumaria um cigarro e mascaria a goma.

“Concluindo,” afirmou o Dr. Ghanem, a função diastólica do VE, medida por eco Doppler, piora significativamente – apesar de nenhuma alteração significativa nos parâmetros clínicos ou hemodinâmicos. Mascar a goma de nicotina não parece ter o mesmo efeito.”

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
kill yourself rogue.