Oftalmologia/Olhos - O Estrabismo
Esta página já teve 116.627.905 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.683 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

O Estrabismo

12/01/2004

ESTRABISMO

   Também denominado de olho torto, vesguice ou desvio dos olhos, o estrabismo é a alteração ocular onde os olhos estão desalinhados e olhando para direções diferentes. O desalinhamento pode ser constante ou aparecer em determinados momentos. Pode ser convergente, quando o olho está virado para dentro, ou divergente, quando o olho se vira para fora. Pode afetar um ou os dois olhos.

Estrabismo Divergente Estrabismo Convergente

   Os nossos olhos têm vários músculos, que se contraem e relaxam quando desejamos olhar para alguma direção à procura de alguma imagem. No geral, dependemos da contração de alguns músculos e do relaxamento de outros ao movermos os olhos ou mesmo ao ficarem parados. Caso um ou mais desse(s) músculo(s) não esteja(m) com seu funcionamento adequado, o olho será "puxado" para o lado do músculo que estiver com sua função normal. Isso é o que causa o estrabismo.

Tratamento

Os objetivos do tratamento do estrabismo são:

Preservar a visão

Manter os olhos alinhados

Restaurar a visão binocular

   Dependendo da causa do estrabismo, o tratamento pode envolver a prescrição de óculos, tratamento ortóptico, cirurgia dos músculos que fazem a movimentação do globo ocular ou mesmo outros tipos de cirurgia que estejam influenciando no desvio dos olhos.

Correção Cirúrgica


   Quando necessária, a cirurgia é feita nos músculos responsáveis pela movimentação do globo ocular. Nesse procedimento, o olho não é retirado da órbita. Pequenas incisões são feitas para se ter acesso a esses músculos. Dependendo da intensidade do desvio, pode se operar um ou os dois olhos. Em crianças, utiliza-se a anestesia geral. A anestesia local com sedação pode ser empregada em adultos.

 

www.hospitaldeolhos.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos