Stress/estresse - Um dia estressante pode levar a uma noite de insônia
Esta página já teve 114.959.751 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.748 acessos diários
home | entre em contato
 

Stress/estresse

Um dia estressante pode levar a uma noite de insônia

21/02/2004

Não é surpresa de que um dia estressante possa se transformar numa noite de insônia. Uma nova pesquisa descobriu o estresse altera o ciclo natural do sistema nervoso central e produz alterações semelhantes àquelas observadas em pessoas com insônia.

Neste novo estudo, publicado no último número da revista Psychosomatic Medicine, cientistas monitoraram a freqüência cardíaca e a pressão arterial de 59 pessoas adultas durante o sono. Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: o grupo controle foi avisado de que, ao serem acordados pela manhã, seriam solicitados a ler uma revista popular; o segundo grupo foi submetido a uma situação de estresse, e solicitado a fazer uma palestra logo após acordar. Foi dito às pessoas do segundo grupo que eles teriam dois minutos para preparar sua palestra após terem recebido o tema, e que a palestra de 15 minutos de duração seria gravada e avaliada em relação ao seu conteúdo e qualidade.

Os pesquisadores verificaram que as pessoas do segundo grupo acordaram mais vezes durante a noite, além de terem se movimentado mais em suas camas.

O estudo mostrou ainda que ocorreram alterações relacionadas ao estresse entre os dois grupos em relação à variabilidade do ritmo cardíaco.

Psychosomatic Medicine, January/February 2004; vol 66


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos